sexta-feira, 11 de maio de 2018

Ensino da língua e a educação no Brasil

Sabemos que o ensino do Brasil precisa de atualizações constantes e o ensino da língua não poderia ser diferente, desse modo faz-se necessário que as escolas de todo o Brasil seja reorientada, para que se possam construir leitores capazes de se expressar por escrito e oralmente de forma bem articulada. Para isso, os professores, juntamente com as direções das escolas, precisam investir em medidas que permitam concretizar novas práticas de ensino. Irandé Antunes (2004, p. 33-34), linguista reconhecida por suas pesquisas sobre coesão e gêneros textuais, afirma: “A reorientação do quadro até aqui apresentado requer, antes de tudo, determinação, vontade, empenho de querer mudar. Isso supõe uma ação ampla, fundamentada, planejada, sistemática e participada (das políticas públicas – federais, estaduais e municipais – dos professores como classe e de cada professor em particular), para que se possa chegar a uma escola que cumpra, de fato, seu papel social de capacitação das pessoas para o exercício cada vez mais pleno e consciente de sua cidadania.” É notório que existe a necessidade da reflexão entre os professores, refletir sobre sua didática de ensino, pensar e elaborar os planos de aula sempre se adequando a realidade da turma, para que dessa forma seja feito um trabalho único e especifico , é necessário por em prática métodos inovadores para que dessa forma se possa sair do tradicionalismo. O Dr. Antonio Nóvoa apresenta o professor pesquisador e reflexivo quando diz que: “O professor pesquisador e o professor reflexivo, no fundo, correspondem a correntes diferentes para dizer a mesma coisa. [...] o professor pesquisador é aquele que pesquisa ou que reflete sobre a sua prática. [...] no fundo, eles fazem parte de um mesmo movimento de preocupação com um professor que é um professor indagador, que é um professor que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto de reflexão, como objeto de análise.” (Entrevista com Antônio Nóvoa) Já sobre a prática educativa, Irandé Antunes sugere como os quatro eixos de ensino podem ser trabalhados, e como esse critério pode contribuir na maior eficiência do trabalho do professor, são eles: escrita, leitura, oralidade e gramática. A prática da escrita permite que os alunos tenham autoria sobre seus escritos, claro que esse texto sempre deve estar contextualizado com o que se passa no ambiente social em que estão inseridos. O eixo de leitura permite melhorar a função comunicativa, entre a escrita e a leitura existe uma relação de interdependência e de intercomplementaridade. Qualquer atividade de escrita deveria, pois, ser convertida em atividade de leitura, como disse Irandé Antunes em seu livro “Aula de Português”. O trabalho com a leitura deve possibilitar aos alunos uma leitura motivada, uma leitura do todo e uma leitura crítica, que permita, também, uma reconstrução do texto. E, principalmente, uma leitura sem cobranças. Uma leitura não só de palavras expressas no texto, ou seja, a totalidade do sentido do texto tem que ser encontrada também. Uma leitura nunca desvinculada do sentido, recebendo orientações sobre como facilitar a compreensão do texto. A gramática pode ser tratada de forma relevante, ou seja, útil e aplicável à compreensão e aos usos sociais da língua. Sempre atentos a linguística para que dessa forma se torne uma gramática funcional, sendo aplicada em textos de diferentes gêneros, e de maneira contextualizada. Uma gramática que seja estimulante, que mostre mais de uma norma, mostrando suas variedades. Uma gramática que seja mostrada como algo acessível aos alunos. A oralidade também é um eixo muito importante para melhorar o trabalho com a língua portuguesa, desde que seja orientado de forma articulada e planejada. Uma oralidade orientada para as suas especificidades, ressaltando os pontos formais e funcionais dos textos orais e escritos permite aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo. E, por fim, orientada para desenvolver a habilidade de escutar com atenção e respeito os mais diferentes tipos de interlocutores. Com isso, Irandé (2003, p. 105) nos diz que: “[...] há muito o que fazer nas aulas de português! Todas as implicações pedagógicas acima descritas supõem saberes, supõem conteúdos, o que significa dizer que esses saberes podem e devem ser discutidos em sala de aula, com o apoio de textos e de reflexões consistentes. Com base nesse ponto, pode-se prever que vai faltar tempo para chegar às “funções do QUE” ou para descer às intermináveis classificações dos “termos essenciais, integrantes e acessórios da oração”. Há outras competências mais prementes esperando pela vez.” Mesmo que o sistema de educação do Brasil, tendo passado por várias reformulações a fim de atingir um padrão de excelência, apesar de todos os esforços é possível notar certa distância desse padrão de qualidade que vemos, por exemplo, em países da Europa. Visando melhorar e até criar uma uniformidade na Educação, foi elaborado pelo Governo Federal os Parâmetros Curriculares Nacionais, também conhecido como PCN. E nesse ambiente que surge a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação, esse sistema atua no ensino fundamental e médio. Muita gente importante se posicionou sobre esse tema como o professor Aldemir Almagro, professor de Novo Horizonte (SP) que teve sua escola referendada pela Fundação Lemann, destacou que a BNCC é fundamental, mas é necessário dar outro passo posteriormente.·. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais apontam a Língua Portuguesa como componente transdisciplinar, ao afirmar que “o conhecimento próprio da disciplina [..] está além dela” (BRASIL, 2013, p.28). Sobre a importância do ensino de Língua Portuguesa a BNCC nos trás: A meta do trabalho com a Língua Portuguesa, ao longo da Educação Básica, é a de que crianças, adolescentes, jovens e adultos aprendam a ler e desenvolvam a escuta, construindo sentidos coerentes para textos orais e escritos; e a escrever e a falar, produzindo textos adequados a situações de interação diversas, apropriando-se de conhecimentos linguísticos relevantes para a vida em sociedade. (BNCC, 2016. P. 87) A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos mais importantes na educação permite o individuo ampliar suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. O trabalho com os eixos nesse quesito norteia o professor, lembrando-o sempre de renovar suas práticas pedagógicas. É muito importante estimular a leitura acredita que essa seja a porta para um bom desempenho na oralidade, e na percepção do mundo. O aluno aprende desde cedo a identificar os diversos gêneros textuais e se comunicar com propriedade. Irandé Antunes em seu livro, "Aula de Português" (2003) procura realizar uma análise da situação do ensino de Português e sugere soluções. Um dos eixos analisados é o da gramática. Antunes relata como está o ensino da gramática que é mecânico e descontextualizado. Se as línguas existem para serem faladas e escritas, as gramáticas existem para regular os usos adequados e funcionais da fala e da escrita. Assim, nenhuma regra gramatical tem importância por si mesma. Nenhuma regra gramatical tem garantida a sua validade incondicional. O valor de qualquer regra gramatical deriva de sua aplicabilidade, da sua funcionalidade na construção dos atos sociais da comunicação verbal, aqui e agora. (ANTUNES, 2003. p. 83) Percebemos que existem vários desafios para o professor superar, mas sabemos também é possível uma mudança, afinal o papel do professor não é apenas ensinar, é formar cidadãos. Sobre essa afirmação Paulo Freire nos fala: O educando precisa assumir-se como tal, mas assumir-se como educando significa reconhecer-se como sujeito que é capaz de conhecer o que quer conhecer em relação com o outro sujeito igualmente capaz de conhecer, o educador e, entre os dois, possibilitando a tarefa de ambos, o objeto de conhecimento. Ensinar e aprender são assim momentos de um processo maior – o de conhecer, que implicar reconhecer. ( FREIRE, 2003, p. 47). É importante ressaltar a importância do profissional da educação estar preparado para todos esses desafios, esses profissionais devem ser capazes de solucionar o que estiver ao seu alcance.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Mostrar mais do que ser

Vivemos em tempos em que todas as novas experiências são intermediadas ou mediadas por aparelhos tecnológicos, de fato a crescente expansão dos centros urbanos acelerou esse processo de revolução digital. Não vivemos sem compartilhar, sem curtir , sem dar likes, só fazemos se publicamos , porém tudo seria perfeito se essa dimensão telemática não tivesse efeitos colaterais. Recentemente a Universidade de Michigan, localizada nos Estados Unidos divulgou estudos feitos por diferentes instituições, que demostram de que forma as redes sociais impacta a conduta dos seres humanos, e certamente percebemos esses impactos, seja nas relações interpessoais, que atualmente sempre estão associadas ao grande número de amigos e seguidores, seja pela necessidade de mostrar que está bem, que está feliz, que está na praia, no museu, do outro lado do país, estamos tão conectados com nossos aparelhos, que não conseguimos nos conectar com que está a nossa volta. Sabemos que a conexão social é uma necessidade humana, e a maioria dos usuários desse mundo busca essa conexão, essa interação no mundo virtual, porém sabemos também que no mundo virtual não encontramos somente isso, existe de tudo, entretenimento, relaxamento, meios que facilitam a vida moderna. Só é preciso entender que esse mundo é inexistente, apenas uma representação, e que apesar de fazer referência à realidade não é real. Quando não se entende esse mundo, existe uma grande possibilidade do individuo se tornar deprimido, exigente, cheio de neuroses desenvolvidas pelos estereótipos que ele mesmo criou em seu imaginário, do que é ser feliz. Não alcançado essa tal felicidade se fecham para a vida real.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Poema de Fernando Pessoa

(...) O que levamos desta vida inútil Tanto vale se é A glória, a fama, o amor, a ciência, a vida, Como se fosse apenas A memória de um jogo bem jogado E uma partida ganha a um jogador melhor A glória pesa como um fardo rico, A fama como a febre, O amor cansa porque é a sério e busca, A ciência nunca encontra, E a vida passa e dói porque o conhece... O jogo de xadrez Prende a alma toda, mas perdido, pouco Pesa, pois não é nada (...) (Fernando Pessoa)

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Semeador de sonhos

Conta-se que há muitos anos atrás, um professor encontrando um grande sábio, que visitava a sua cidade, perguntou-lhe: - Mestre, como posso tornar-me um professor inesquecível, que inspire e transforme a vida de cada aluno que passe em meu caminho? O mestre olhou-o nos olhos, tocou-o levemente os ombros e disse: O segredo para se tornar um professor inesquecível é ver a escola como um jardim. Os alunos são a terra desse jardim, e aqueles que os ensinam, seus jardineiros. Cabe então ao professor semear nesta terra, a vida em seu modo mais intenso, e depois cuidar para que esta vida cresça, alimentando-a com a esperança. Que em cada coração de professor é infinita. É esta a missão maior de um que ensina. Semear, semear, semear... Fazer feliz... Ser feliz... Todo aquele que é capaz de ensinar e entender esta lição Tem o dom de se tornar inesquecível na vida dos alunos que passarem por seu caminho. Aluísio Cavalcante Jr

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O Barulho da carroça

Certa manhã, meu pai convidou-me para dar um passeio até a praia, eu aceitei com prazer, era bem cedo e não havia muito movimento nas ruas. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou: Além do cantar dos pássaros você tá ouvindo mais alguma coisa? Tentei ouvir mais que os cantos dos pássaros e respondi : - estou ouvindo um barulho bem longe, acho que de uma carroça. -Isso mesmo, disse meu pai. È uma carroça vazia... Perguntei ao meu pai: - Como o senhor pode saber que a carroça está vazia, ainda não a vimos. - Ora! respondeu meu pai.é muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho que ela faz. Tornei-me adulto, eté hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna ou interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir meu pai dizendo: Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz... Autor não encontrado Observação: Quem souber deixa aqui nos comentários

domingo, 28 de janeiro de 2018

Percebi que te amo

Estou aqui na rede, pensando em nós dois e percebi que te amo, sem razão, sem motivo, só te amo. Pensei em você, pensei em mim, pensei nos momentos que passamos juntos e espero que tenha sido tão bom pra você quanto foi pra mim. Seus beijos eram tão ardentes, suas mordidas arrepiava os meus seios, amava como me apertava sobre o seu corpo, como puxava meus cabelos para beijar o meu pescoço. Acordei desnorteada, sem saber onde estava até perceber que na rede eu continuava. Mesmo assim, eu te amava.

Arrependimento

Hoje acordei pensando em tudo que queria que fosse diferente. Sempre tive dificuldade de falar o que sinto, mas não posso deixar de escrever ao menos o que passa no meu coração. Pensei sobre nossa história e sobre a forma como nos distanciamos, falamos e fizemos tantas besteiras, palavras amargas e vazias. Quero apagar tudo isso da minha memória. Da minha parte vai ficar o arrependimento, que apesar de tudo sempre foi maior que meu orgulho. Te abraçar e te pedir perdão, te explicar tudo que senti durante todo esse tempo, foi a melhor decisão.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

o candidato atrasado

Um candidato está 15 minutos atrasado. Ele já havia avisado que iria atrasar. Após 30 minutos ele entra com as roupas completamente molhadas. Ele disse que saiu de casa a tempo, mas houve um acidente no caminho e por isso ele teve que caminhar parte do trajeto. Detalhe: estava chovendo. Eu não me incomodei em entrevistá-lo. Meu colega o serviu uma água e um café. No final da entrevista, eu disse: Você está contratado, vá para casa e pegue roupas secas. O currículo dele era bom, mas nada excepcional. Entretanto ele mostrou muito mais do que estava escrito. Apesar do ocorrido, ele tinha brilho nos olhos, e eu definitivamente queria ele na minha equipe. Ele se tornou Top Performer em muito pouco tempo. Esta é a vida, onde por trás de palavras em um papel, existe um ser humano com sonhos, e muitas dificuldades é claro. Talvez o melhor candidato não seja o mais confiante ou o melhor vestido, mas isso não significa que eles não estão qualificados para o trabalho. Se você quer os melhores talentos, pare de procurar o "currículo perfeito" ou o "funcionário perfeito" Concentre-se nos valores dessa pessoa e como ela pode contribuir. Concorda? Texto adaptado @brigettehyacinth

Tentei

Tentei muitas vezes seguir caminhos diferentes, porque tinha medo que os mesmos caminhos me levasse a destinos que eu já conhecesse. Tentei entender, as pessoas ao meu redor para justificar muitas vezes os motivos delas me machucarem. Tentei ser, sentir, falar e até amar quando já não restava nada. Tentei tomar decisões porque sabia que os resultados eu seria a única responsável. Tentei deixar de ser inquieta, revoltada, estressada e ansiosa, mais percebi que isso só o tempo faz passar. Tentei deixar de querer mudar o mundo, pois percebi que adoecia e nada mudava, passei a me preocupar em fazer minha parte e deixar de tentar tantas coisas. Priscila Sabrina

sábado, 2 de dezembro de 2017

O culpado de não ter vingado o amor

Sei o quanto errei nessa vida. Errei até quando tentava não errar. O medo e a insegurança muitas vezes dominou totalmente minha mente. Dominou meu corpo. Paralisou minhas decisões. Mas também quantas pessoas se aproveitaram desse meu medo, quanto gente se aproveitou, para compartilhar informações distorcidas e mentirosas. Quantas pessoas “sem querer”, dizia algo apenas para envenenar nossos pensamentos, inseminar a desconfiança. Fomos aos poucos nus afastando, de repente nossos sonhos não eram mais os mesmos. Não existia confiança, não conseguiria amar alguém que não me admirava, que não acreditava no meu talento, que não me entendia. Então o amor se esfriou. Não poderia amar alguém que só via em mim defeitos, que não me achava bonita, que não entendia meu gosto pela literatura. Tentei muitas vezes encontrar em você, o apoio de que não tive da minha família, tentei encontrar em você o abraço, o beijo o consolo no momento de dor, a cada derrota. A cada comentário eu descobria uma nova pessoa, você se tornara egoísta, e todos os meus sacrifícios já não te agradava. Nada era suficiente, nada que fazia importava... os amigos eram mais importantes, o trabalho, a vizinha, as festas...as saidinhas... Você não deve imaginar o quanto chorei, o quanto fiquei devastada de dor, percebi que não fazia parte do seu mundo, e por mais que quisesse dá um jeito de me manter ao seu lado, seus sinais eram de que você não queria. Entendo juro que entendo que você tem muitas cicatrizes, talvez algumas ainda aberta tenha influenciado você ser o que foi. Eu também nem sempre fui insegura, durona, vingativa, mas ainda tenho cicatrizes abertas. Então vamos culpar essas cicatrizes, de não ter vingado nosso amor!

domingo, 26 de novembro de 2017

Não quero receber cantadas, quero é ser respeitada!

Ontem fui à um caixa eletrônico sacar dinheiro para pagar algumas coisas, o caixa é alguns minutos da minha casa, uma tarefa que faz parte da rotina de toda pessoa. Ando determinada, cabeça pra frente, mirando apenas o caminho. Passo na frente de uma vitrine, roupas indianas, bolsas lindas, tinha uma que fiquei encantada, vontade de comprar, preciso? Não! A minha ainda da pra usar. Vou direto para o caixa, ponho o cartão, saco o dinheiro e entro no mercado para ver as promoções, percebo a grande balela que é essa tal de Black Friday. Volto pensativa, passo em frente uma casa, portão se abre, olho repentinamente para o rapaz que logo solta uma...gostosa em mãe, penso em como queria ter a coragem e a força de quebrar a cara dele, ódio. Sigo, no caminho tenho que passar, por garotos, homens, acompanhados, sozinhos, alguns mexem comigo, soltam piadas, insultos, palavras ofensivas, adjetivos que não se pode dar a uma pessoa de carne e osso, que nunca foi provada no sentido de comer literalmente. Homens velhos, homens novos quando juntos tendem a ter a necessidade de mostrar o quanto gosta de mulher para os amigos, para provar sua masculinidade eles acham de tem que soltar piadas, comentários vulgares, que envergonha quem escuta. As vezes olhar para uma mulher como que se ela fosse um prato saboroso, pode provocar sentimentos de repulsa, vergonha, questionamentos, talvez tenha mulheres que goste disso, mas eu não! De vez em quando é preciso pagar um vexame pra que entendam que não é assim que funciona, gritar feito louco, dizer o que pensa... Será que uma mulher não pode andar nas ruas desacompanhadas sem ser importunadas? De vez em quando me permito pagar um vexame desses e olha que não gosto de barraco, mas tem dias que estamos tão chateadas que quando aparece um ser desses, que não entende o que é ser mulher, que não se coloca-se no lugar dela, falando asneiras, o jeito e esbravejar mesmo. Fica a dica gata, quando algum homem falar algo que te ofenda, ou te adjetivar como se fosse aperitivo não pense duas vezes, abra a boca e detone com ele.

sábado, 18 de novembro de 2017

Deputados Baianos que votaram contra o trabalhador

Na noite do dia 22/03/2017 eles aprovaram o projeto de terceirização do governo Temer que vai acabar com todos os direitos trabalhistas, como férias, 13º e descanso remunerado. Arthur Maia PPS Benito Gama PTB Cacá Leão PP CLAUDIO CAJADO DEM Elmar Nascimento DEM Erivelton Santana PEN João Carlos Bacelar (Jonga) PR João Gualberto PSDB José Carlos Aleluia DEM José Carlos Araújo PR José Nunes PSD José Rocha PR JUTAHY MAGALHÃES PSDB Márcio Marinho PRB Mário Negromonte Jr. PP Paulo Azi DEM PAULO MAGALHÃES PSD Pr. Luciano Braga PRB Roberto Britto PP Ronaldo Carletto PP Sérgio Britto PSD

sábado, 11 de novembro de 2017

Quem governa seus pensamentos?

É percebível que nossa passagem na terra é bem curta, poderia dizer sem peso na consciência que não sabemos nem se estaremos vivos amanhã. Mas onde quero chegar com tanto pessimismo? Estamos tão envolvidos com os nossos compromissos e metas que não notamos certos mistérios da vida, ou fingimos que não percebemos o sistema complexo em que vivemos. A infância e a velhice estão tão próximas, apesar de parecerem afastadas. Por esse motivo deveríamos viver nossas vidas da melhor maneira possível. Quantos por aí estão desmotivados, sem sonhos idealistas, sem criatividade para lidar com as mazelas da vida. Somos bombardeados o tempo todo sobre como devemos ser, como ter um corpo bonito, um abdome sarado, o cabelo da moda, como devemos ser um sucesso na vida profissional, mas infelizmente não somos preparados para manter nossa mente sadia, não somos preparados para aceitar nossos erros, nossas fragilidades e lagrimas ao final de um dia de fracasso. Vejo pessoas bem sucedidas que no primeiro tombo, desmoronam, se fechando no lugar mais profundo de suas mentes, onde só existe insegurança, medos, traumas e dor. Recentemente, lendo alguns livros do meu querido Augusto Cury, comecei a entender certos questionamentos que me via fazendo sobre a mente humana, sempre tive curiosidade, sobres pensamentos resistentes que tinha com frequência, picos de depressão sem motivos relevantes, porém fui pega de surpresa pois descobri que a ciência sabe bem pouco sobre a energia psíquica e os segredos da inteligência humana. Porém podemos até saber pouco sobre a mente, mais podemos ir trabalhando com os recursos que temos, o maior desafio do homem é dominar sua psique. Mas acredito principalmente que as mentes mais saudáveis são daqueles que extraem prazeres de um café da manhã em família, de um passeio com o irmão, de uma caminhada sozinha, refletindo sobre seu eu interior, observando a natureza em sua grandeza e magnitude. Pessoas de mente saudável extraem beleza das coisas mais simples e cultivam a alegria.

sábado, 4 de novembro de 2017

Aceite as críticas

Ninguém gosta de ser criticado, e é até normal quando ficarmos chateados, magoados com a pessoa que a fez. Resolvi falar sobre esse assunto hoje, porque sempre acabo brigando com alguém, simplesmente porque falo minha opinião e sobre o que penso. Tem uma frase de um autor que não lembro o nome agora, mas ele diz: Se você odeia algo em alguém é porque odeia alguma coisa que também está em você. Bom, não lembro se a frase é exatamente assim, mais acredito que seja o que o autor quis dizer. O que não faz parte de nós não nos perturba. Essa frase é muito forte, define tudo que tenho medo e não quero ser. Quando criticamos os defeitos dos outros, muitas vezes estamos expostos a efeitos devastadores da pessoa criticada, simplesmente porque as pessoas não estão acostumadas a escutarem críticas, sejam elas verdades ou não. Claro que isso não deveria acontecer com as críticas construtivas, porque muitas vezes essas críticas podem nos livrar de cometermos os mesmos erros, pode nos ajudara a evoluir, melhorar. Na tentativa de entender os efeitos da crítica naquelas pessoas, que não as aceitam de jeito nenhum, fui ler meus antigos artigos na época da faculdade, o que e quero isso? Quero encontrar uma justificativa, um culpado para entender porque tem pessoas que não aceitam escutar a verdade. Sei como traumas e transtornos psicológicos podem ditar comportamentos futuros e podem prejudicar nossa evolução. Baseei-me em Freud, pai da psicanalise, uma das ciências que mais me encanta e me encoraja a querer estudar o comportamento Humano, inclusive o meu, pois eu sou a minha maior criticadora. Tenho certeza caro leitor, que em algum momento da sua vida, você ouvia falar de EGO, SUPEREGO, ID, esses termos foram criados por Freud, para nominar algumas reações da nossa mente. O ID corresponde á noção inicial do inconsciente, é a parte mais primitiva da nossa personalidade. E meu cientista preferido afirmou: O ID desconhece o julgamento de valores, o bem e o mal, a moralidade. (Freud, 1933, p. 74). Agora você deve tá se perguntando: Sabrina o que isso tem haver com as pessoas que não aceita críticas? A resposta é que pra uma pessoa aceitar críticas, ela deve Desinflar o ego, as pessoas não são obrigadas a nada. Nem todo mundo vai te achar incrível, lindo ou inteligente, temos que aprender a conviver com isso. Você já repensou se a crítica faz sentido? Se a pessoa está certa? Precisamos mudar evoluir, como saberíamos que estamos no caminho errado se ninguém nos avisasse? O nosso ego tem o costume de nos auto sabotar constantemente e se tem alguém corajoso o suficiente pra te dizer a realidade se sinta privilegiado. Dizer a verdade tanto dói para quem escuta, quanto pra quem fala. E aprender a ouvir é o primeiro passo para evoluir, para entender quem somos, ou como nos mostramos ser. Eu sempre tive problemas com críticas, mas aprendi a querer fazer melhor depois das críticas, não que eu goste, mais eu aceito escutar, aprendi a ouvir a crítica e isso nunca afetou a forma como penso de mim mesma. O importante é encontrar o equibrio, e conviver com criticas e opiniões contrárias a nossa, faz parte da vida. Enquanto não aprendermos a lidar, com isso sofreremos repetidas vezes.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Por que é tão difícil ser “Eu”

Materializei os medos dos outros pra que não fosse o meu. Finalizei o que previa dor, sem a certeza do que estava fazendo. Perdi ou ganhei oportunidades por acreditar em verdades subjetivas. Subestimei pessoas quando acreditava que não eram capazes de me fazer feliz. Fiz minha história à base de lembranças tristes de superação e sofrimento. Depositei minha fonte de inspiração em mulheres que não foi e nem são vistas como vitoriosas. Dei pouco de mim a quem merecia por ter dado muito de mim a quem não merecia. Não dei segunda chance para quem talvez fosse fazer diferente. Exigi demais dos outros, quando talvez não tenha dado o melhor de mim. Falei, nos momentos em que devia me calar e observar. E observei quando deveria agir, falar e me posicionar. Errei, mais errei feio muitas vezes. Julguei quem não merecia. E deixei de acolher quem merecia. Hoje só posso dizer como é difícil ser eu. Priscila Sabrina

A corrupção tá envolvida

Com a ousadia de sempre hoje quero que o leitor questione- se, indigne-se sobre o que vou escrever, não será fácil produzir esse texto, e posso afirmar de antemão que posso ser mais uma vez inconveniente, indireta. Mas ora, acho que esse é o lugar certo pra eu ser o que quiser ser, e falar sobre o quiser, sem medo de julgamentos, olhares indiferentes e bocas tortas. Ao menos aqui estou livre disso. Depois que voltei ao Brasil dessa última viagem fiquei um pouco assustada, felizmente ou talvez infelizmente, voltei a assistir o jornal, e como toda pessoa assustadoramente sensível que sofre e chora com tudo que vê principalmente porque passei a entender que a causa da maioria das mazelas do nosso país, é a corrupção. Calma que já vou explicar porque penso assim.
Já observou que tudo de desgraça que acontece no nosso país, a politica corrupta da maioria dos nossos representantes tá sempre envolvida? Pois é, posso até estar sendo extremista, mas entenda que isso é uma bola de neve. Tá tudo sempre relacionado, quando você vai à escola e sua escola tá fechada porque não foi limpa ou não tem merenda à corrupção tá envolvida, se você tem alguns anos sem emprego e tá estressado, deprimido e tomando remédio para ansiedade à corrupção tá envolvida, e se você precisou de atendimento no Sus e não foi atendido ou voltou pra casa pior do que quando foi a corrupção tá envolvida. Seja direta ou indiretamente a corrupção tá envolvida nas coisas ruins que acontece em nosso país. Não o bastante me pego lembrando que os causadores de todas essas desgraças são pagos, eles recebem para destruir a vida principalmente, dos menos afortunados. Meu povo um parlamentar no Brasil recebe em média 97.000,00 por mês, pode ter 25 funcionários trabalhando para ele, recebe ajuda de custo se vacilar até pra ir ao banheiro. Dentre essas regalias o que me deixa mais revoltada é o reembolso de passagens aéreas e frete de jatinhos, o auxilio moradia, auxilio alimentação. Auxilio para o combustível seria desnecessários para cargos de parlamentares simplesmente porque eles ganham bem o suficiente para pagar pela sua própria gasolina com o que recebe , mais até isso eles tem auxilio. Já na Dinamarca um país separado a 9669 km do Brasil os políticos tem direito a três funcionários, recebe em faixa de 2800,00 reais para gastos com reuniões e despesas com a equipe, e seu beneficio mais questionado pela população é o seu direito a usar o transporte público sem pagar. E eles usam muito já que é 0800. A grande diferença entre esses dois países está principalmente na mentalidade das pessoas, os dinamarqueses sabem quem escolher para representa-los, entende que se pagam seus impostos tem direito de reclamar, questionar e querer representantes sempre melhores. Controlam, acompanham e monitoram cada passo dos seus representantes. E eles possuem um canal direto para denunciar abuso de poder... Bom quem sabe a Dinamarca não seja a inspiração que o povo Brasileiro precisa para abrir os olhos.