sexta-feira, 11 de maio de 2018

Ensino da língua e a educação no Brasil

Sabemos que o ensino do Brasil precisa de atualizações constantes e o ensino da língua não poderia ser diferente, desse modo faz-se necessário que as escolas de todo o Brasil seja reorientada, para que se possam construir leitores capazes de se expressar por escrito e oralmente de forma bem articulada. Para isso, os professores, juntamente com as direções das escolas, precisam investir em medidas que permitam concretizar novas práticas de ensino. Irandé Antunes (2004, p. 33-34), linguista reconhecida por suas pesquisas sobre coesão e gêneros textuais, afirma: “A reorientação do quadro até aqui apresentado requer, antes de tudo, determinação, vontade, empenho de querer mudar. Isso supõe uma ação ampla, fundamentada, planejada, sistemática e participada (das políticas públicas – federais, estaduais e municipais – dos professores como classe e de cada professor em particular), para que se possa chegar a uma escola que cumpra, de fato, seu papel social de capacitação das pessoas para o exercício cada vez mais pleno e consciente de sua cidadania.” É notório que existe a necessidade da reflexão entre os professores, refletir sobre sua didática de ensino, pensar e elaborar os planos de aula sempre se adequando a realidade da turma, para que dessa forma seja feito um trabalho único e especifico , é necessário por em prática métodos inovadores para que dessa forma se possa sair do tradicionalismo. O Dr. Antonio Nóvoa apresenta o professor pesquisador e reflexivo quando diz que: “O professor pesquisador e o professor reflexivo, no fundo, correspondem a correntes diferentes para dizer a mesma coisa. [...] o professor pesquisador é aquele que pesquisa ou que reflete sobre a sua prática. [...] no fundo, eles fazem parte de um mesmo movimento de preocupação com um professor que é um professor indagador, que é um professor que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto de reflexão, como objeto de análise.” (Entrevista com Antônio Nóvoa) Já sobre a prática educativa, Irandé Antunes sugere como os quatro eixos de ensino podem ser trabalhados, e como esse critério pode contribuir na maior eficiência do trabalho do professor, são eles: escrita, leitura, oralidade e gramática. A prática da escrita permite que os alunos tenham autoria sobre seus escritos, claro que esse texto sempre deve estar contextualizado com o que se passa no ambiente social em que estão inseridos. O eixo de leitura permite melhorar a função comunicativa, entre a escrita e a leitura existe uma relação de interdependência e de intercomplementaridade. Qualquer atividade de escrita deveria, pois, ser convertida em atividade de leitura, como disse Irandé Antunes em seu livro “Aula de Português”. O trabalho com a leitura deve possibilitar aos alunos uma leitura motivada, uma leitura do todo e uma leitura crítica, que permita, também, uma reconstrução do texto. E, principalmente, uma leitura sem cobranças. Uma leitura não só de palavras expressas no texto, ou seja, a totalidade do sentido do texto tem que ser encontrada também. Uma leitura nunca desvinculada do sentido, recebendo orientações sobre como facilitar a compreensão do texto. A gramática pode ser tratada de forma relevante, ou seja, útil e aplicável à compreensão e aos usos sociais da língua. Sempre atentos a linguística para que dessa forma se torne uma gramática funcional, sendo aplicada em textos de diferentes gêneros, e de maneira contextualizada. Uma gramática que seja estimulante, que mostre mais de uma norma, mostrando suas variedades. Uma gramática que seja mostrada como algo acessível aos alunos. A oralidade também é um eixo muito importante para melhorar o trabalho com a língua portuguesa, desde que seja orientado de forma articulada e planejada. Uma oralidade orientada para as suas especificidades, ressaltando os pontos formais e funcionais dos textos orais e escritos permite aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo. E, por fim, orientada para desenvolver a habilidade de escutar com atenção e respeito os mais diferentes tipos de interlocutores. Com isso, Irandé (2003, p. 105) nos diz que: “[...] há muito o que fazer nas aulas de português! Todas as implicações pedagógicas acima descritas supõem saberes, supõem conteúdos, o que significa dizer que esses saberes podem e devem ser discutidos em sala de aula, com o apoio de textos e de reflexões consistentes. Com base nesse ponto, pode-se prever que vai faltar tempo para chegar às “funções do QUE” ou para descer às intermináveis classificações dos “termos essenciais, integrantes e acessórios da oração”. Há outras competências mais prementes esperando pela vez.” Mesmo que o sistema de educação do Brasil, tendo passado por várias reformulações a fim de atingir um padrão de excelência, apesar de todos os esforços é possível notar certa distância desse padrão de qualidade que vemos, por exemplo, em países da Europa. Visando melhorar e até criar uma uniformidade na Educação, foi elaborado pelo Governo Federal os Parâmetros Curriculares Nacionais, também conhecido como PCN. E nesse ambiente que surge a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação, esse sistema atua no ensino fundamental e médio. Muita gente importante se posicionou sobre esse tema como o professor Aldemir Almagro, professor de Novo Horizonte (SP) que teve sua escola referendada pela Fundação Lemann, destacou que a BNCC é fundamental, mas é necessário dar outro passo posteriormente.·. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais apontam a Língua Portuguesa como componente transdisciplinar, ao afirmar que “o conhecimento próprio da disciplina [..] está além dela” (BRASIL, 2013, p.28). Sobre a importância do ensino de Língua Portuguesa a BNCC nos trás: A meta do trabalho com a Língua Portuguesa, ao longo da Educação Básica, é a de que crianças, adolescentes, jovens e adultos aprendam a ler e desenvolvam a escuta, construindo sentidos coerentes para textos orais e escritos; e a escrever e a falar, produzindo textos adequados a situações de interação diversas, apropriando-se de conhecimentos linguísticos relevantes para a vida em sociedade. (BNCC, 2016. P. 87) A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos mais importantes na educação permite o individuo ampliar suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. O trabalho com os eixos nesse quesito norteia o professor, lembrando-o sempre de renovar suas práticas pedagógicas. É muito importante estimular a leitura acredita que essa seja a porta para um bom desempenho na oralidade, e na percepção do mundo. O aluno aprende desde cedo a identificar os diversos gêneros textuais e se comunicar com propriedade. Irandé Antunes em seu livro, "Aula de Português" (2003) procura realizar uma análise da situação do ensino de Português e sugere soluções. Um dos eixos analisados é o da gramática. Antunes relata como está o ensino da gramática que é mecânico e descontextualizado. Se as línguas existem para serem faladas e escritas, as gramáticas existem para regular os usos adequados e funcionais da fala e da escrita. Assim, nenhuma regra gramatical tem importância por si mesma. Nenhuma regra gramatical tem garantida a sua validade incondicional. O valor de qualquer regra gramatical deriva de sua aplicabilidade, da sua funcionalidade na construção dos atos sociais da comunicação verbal, aqui e agora. (ANTUNES, 2003. p. 83) Percebemos que existem vários desafios para o professor superar, mas sabemos também é possível uma mudança, afinal o papel do professor não é apenas ensinar, é formar cidadãos. Sobre essa afirmação Paulo Freire nos fala: O educando precisa assumir-se como tal, mas assumir-se como educando significa reconhecer-se como sujeito que é capaz de conhecer o que quer conhecer em relação com o outro sujeito igualmente capaz de conhecer, o educador e, entre os dois, possibilitando a tarefa de ambos, o objeto de conhecimento. Ensinar e aprender são assim momentos de um processo maior – o de conhecer, que implicar reconhecer. ( FREIRE, 2003, p. 47). É importante ressaltar a importância do profissional da educação estar preparado para todos esses desafios, esses profissionais devem ser capazes de solucionar o que estiver ao seu alcance.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Mostrar mais do que ser

Vivemos em tempos em que todas as novas experiências são intermediadas ou mediadas por aparelhos tecnológicos, de fato a crescente expansão dos centros urbanos acelerou esse processo de revolução digital. Não vivemos sem compartilhar, sem curtir , sem dar likes, só fazemos se publicamos , porém tudo seria perfeito se essa dimensão telemática não tivesse efeitos colaterais. Recentemente a Universidade de Michigan, localizada nos Estados Unidos divulgou estudos feitos por diferentes instituições, que demostram de que forma as redes sociais impacta a conduta dos seres humanos, e certamente percebemos esses impactos, seja nas relações interpessoais, que atualmente sempre estão associadas ao grande número de amigos e seguidores, seja pela necessidade de mostrar que está bem, que está feliz, que está na praia, no museu, do outro lado do país, estamos tão conectados com nossos aparelhos, que não conseguimos nos conectar com que está a nossa volta. Sabemos que a conexão social é uma necessidade humana, e a maioria dos usuários desse mundo busca essa conexão, essa interação no mundo virtual, porém sabemos também que no mundo virtual não encontramos somente isso, existe de tudo, entretenimento, relaxamento, meios que facilitam a vida moderna. Só é preciso entender que esse mundo é inexistente, apenas uma representação, e que apesar de fazer referência à realidade não é real. Quando não se entende esse mundo, existe uma grande possibilidade do individuo se tornar deprimido, exigente, cheio de neuroses desenvolvidas pelos estereótipos que ele mesmo criou em seu imaginário, do que é ser feliz. Não alcançado essa tal felicidade se fecham para a vida real.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Poema de Fernando Pessoa

(...) O que levamos desta vida inútil Tanto vale se é A glória, a fama, o amor, a ciência, a vida, Como se fosse apenas A memória de um jogo bem jogado E uma partida ganha a um jogador melhor A glória pesa como um fardo rico, A fama como a febre, O amor cansa porque é a sério e busca, A ciência nunca encontra, E a vida passa e dói porque o conhece... O jogo de xadrez Prende a alma toda, mas perdido, pouco Pesa, pois não é nada (...) (Fernando Pessoa)

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Semeador de sonhos

Conta-se que há muitos anos atrás, um professor encontrando um grande sábio, que visitava a sua cidade, perguntou-lhe: - Mestre, como posso tornar-me um professor inesquecível, que inspire e transforme a vida de cada aluno que passe em meu caminho? O mestre olhou-o nos olhos, tocou-o levemente os ombros e disse: O segredo para se tornar um professor inesquecível é ver a escola como um jardim. Os alunos são a terra desse jardim, e aqueles que os ensinam, seus jardineiros. Cabe então ao professor semear nesta terra, a vida em seu modo mais intenso, e depois cuidar para que esta vida cresça, alimentando-a com a esperança. Que em cada coração de professor é infinita. É esta a missão maior de um que ensina. Semear, semear, semear... Fazer feliz... Ser feliz... Todo aquele que é capaz de ensinar e entender esta lição Tem o dom de se tornar inesquecível na vida dos alunos que passarem por seu caminho. Aluísio Cavalcante Jr

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O Barulho da carroça

Certa manhã, meu pai convidou-me para dar um passeio até a praia, eu aceitei com prazer, era bem cedo e não havia muito movimento nas ruas. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou: Além do cantar dos pássaros você tá ouvindo mais alguma coisa? Tentei ouvir mais que os cantos dos pássaros e respondi : - estou ouvindo um barulho bem longe, acho que de uma carroça. -Isso mesmo, disse meu pai. È uma carroça vazia... Perguntei ao meu pai: - Como o senhor pode saber que a carroça está vazia, ainda não a vimos. - Ora! respondeu meu pai.é muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho que ela faz. Tornei-me adulto, eté hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna ou interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir meu pai dizendo: Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz... Autor não encontrado Observação: Quem souber deixa aqui nos comentários

domingo, 28 de janeiro de 2018

Percebi que te amo

Estou aqui na rede, pensando em nós dois e percebi que te amo, sem razão, sem motivo, só te amo. Pensei em você, pensei em mim, pensei nos momentos que passamos juntos e espero que tenha sido tão bom pra você quanto foi pra mim. Seus beijos eram tão ardentes, suas mordidas arrepiava os meus seios, amava como me apertava sobre o seu corpo, como puxava meus cabelos para beijar o meu pescoço. Acordei desnorteada, sem saber onde estava até perceber que na rede eu continuava. Mesmo assim, eu te amava.

Arrependimento

Hoje acordei pensando em tudo que queria que fosse diferente. Sempre tive dificuldade de falar o que sinto, mas não posso deixar de escrever ao menos o que passa no meu coração. Pensei sobre nossa história e sobre a forma como nos distanciamos, falamos e fizemos tantas besteiras, palavras amargas e vazias. Quero apagar tudo isso da minha memória. Da minha parte vai ficar o arrependimento, que apesar de tudo sempre foi maior que meu orgulho. Te abraçar e te pedir perdão, te explicar tudo que senti durante todo esse tempo, foi a melhor decisão.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

o candidato atrasado

Um candidato está 15 minutos atrasado. Ele já havia avisado que iria atrasar. Após 30 minutos ele entra com as roupas completamente molhadas. Ele disse que saiu de casa a tempo, mas houve um acidente no caminho e por isso ele teve que caminhar parte do trajeto. Detalhe: estava chovendo. Eu não me incomodei em entrevistá-lo. Meu colega o serviu uma água e um café. No final da entrevista, eu disse: Você está contratado, vá para casa e pegue roupas secas. O currículo dele era bom, mas nada excepcional. Entretanto ele mostrou muito mais do que estava escrito. Apesar do ocorrido, ele tinha brilho nos olhos, e eu definitivamente queria ele na minha equipe. Ele se tornou Top Performer em muito pouco tempo. Esta é a vida, onde por trás de palavras em um papel, existe um ser humano com sonhos, e muitas dificuldades é claro. Talvez o melhor candidato não seja o mais confiante ou o melhor vestido, mas isso não significa que eles não estão qualificados para o trabalho. Se você quer os melhores talentos, pare de procurar o "currículo perfeito" ou o "funcionário perfeito" Concentre-se nos valores dessa pessoa e como ela pode contribuir. Concorda? Texto adaptado @brigettehyacinth

Tentei

Tentei muitas vezes seguir caminhos diferentes, porque tinha medo que os mesmos caminhos me levasse a destinos que eu já conhecesse. Tentei entender, as pessoas ao meu redor para justificar muitas vezes os motivos delas me machucarem. Tentei ser, sentir, falar e até amar quando já não restava nada. Tentei tomar decisões porque sabia que os resultados eu seria a única responsável. Tentei deixar de ser inquieta, revoltada, estressada e ansiosa, mais percebi que isso só o tempo faz passar. Tentei deixar de querer mudar o mundo, pois percebi que adoecia e nada mudava, passei a me preocupar em fazer minha parte e deixar de tentar tantas coisas. Priscila Sabrina

sábado, 2 de dezembro de 2017

O culpado de não ter vingado o amor

Sei o quanto errei nessa vida. Errei até quando tentava não errar. O medo e a insegurança muitas vezes dominou totalmente minha mente. Dominou meu corpo. Paralisou minhas decisões. Mas também quantas pessoas se aproveitaram desse meu medo, quanto gente se aproveitou, para compartilhar informações distorcidas e mentirosas. Quantas pessoas “sem querer”, dizia algo apenas para envenenar nossos pensamentos, inseminar a desconfiança. Fomos aos poucos nus afastando, de repente nossos sonhos não eram mais os mesmos. Não existia confiança, não conseguiria amar alguém que não me admirava, que não acreditava no meu talento, que não me entendia. Então o amor se esfriou. Não poderia amar alguém que só via em mim defeitos, que não me achava bonita, que não entendia meu gosto pela literatura. Tentei muitas vezes encontrar em você, o apoio de que não tive da minha família, tentei encontrar em você o abraço, o beijo o consolo no momento de dor, a cada derrota. A cada comentário eu descobria uma nova pessoa, você se tornara egoísta, e todos os meus sacrifícios já não te agradava. Nada era suficiente, nada que fazia importava... os amigos eram mais importantes, o trabalho, a vizinha, as festas...as saidinhas... Você não deve imaginar o quanto chorei, o quanto fiquei devastada de dor, percebi que não fazia parte do seu mundo, e por mais que quisesse dá um jeito de me manter ao seu lado, seus sinais eram de que você não queria. Entendo juro que entendo que você tem muitas cicatrizes, talvez algumas ainda aberta tenha influenciado você ser o que foi. Eu também nem sempre fui insegura, durona, vingativa, mas ainda tenho cicatrizes abertas. Então vamos culpar essas cicatrizes, de não ter vingado nosso amor!