terça-feira, 10 de outubro de 2017

Pensamento de uma imigrante

Já faz algum tempo que venho pesquisando, lendo em revistas, blogges, e assistindo depoimentos no youtuber de brasileiros que moram fora do país, de fato apenas visitar um país na Europa , já faz nossas cabeças girar, é muito exuberância, organização, e o nosso patriotismo a partir daí pode ser questionado. O motivo pelo qual faço essa afirmação é o resultado de muitas perguntas, acredite, antes de dizer que o patriotismo dos brasileiros que tiveram oportunidade de visitar alguns países da Europa pode ser questionado, falo principalmente sobre as frases que escuto desses brasileiros, e até de mim. Nessa “pesquisa”, pela forma como pensa os brasileiros imigrantes, é quase que inevitável não comparar, eu mesma faço isso constantemente, sou apaixonada pelo meu país, mas tenho vergonha de certo modo da nossa história, de alguns hábitos do meu povo, da corrupção que torna nosso país popular em todo o mundo, tenho vergonha de dizer que existe racismo, homofobia, que muitas mulheres são vitimas constantemente de violência, tenho vergonha dessa hegemonia burguesa que administra pessimamente nosso país e que só pensa em si. È muito difícil viver em uma sociedade com valores diferentes, claro que digo isso do meu ponto de vista, sou aquela que faz parte da classe média Baixa, não tive a oportunidade de ver o Brasil de outro ponto de vista, andei pelas favelas de alguns estados, morei e trabalhei em bairros bem pobres da Bahia, então escrevo a partir desse lugar em que conheço bem. A pesar de não querer generalizar, pois tive a oportunidade de conhecer alguns que nasceram em “berço de ouro”, noto que até essas pessoas percebem que os problemas do Brasil vai muito além da politica e economia, mas que acaba se conectando em algum ponto da história. Morando fora do país fica mais que evidente que o sonho do cidadão brasileiro, seja ele de classe média ou alta é que o Brasil seja um país melhor, e que essas mudanças só aconteceram a partir de mudanças politicas ou uma reforma. Para eles a mudança tem que acontecer de cima para baixo. Porém é muito comum ver e escutar esses brasileiros criticarem principalmente algumas politicas públicas do Brasil, politicas que muitas vezes esses mesmo Brasileiros lutam pra conquistar quando moram fora do país, principalmente o bolsa família do qual escuto cada asneiras que não quero nem entrar em detalhes para não ser dedo duro! Na Europa, e nos países com melhor qualidade de vida um dos critérios mais importantes para se avaliar o desenvolvimento do país é a distribuição de renda, os países com maior sucesso econômico são aqueles que tem maiores plenos de distribuição de renda, ou seja igualdade e satisfação com a vida, as pessoas tem que estar satisfeitas e felizes, ganhando bem, trabalhando o suficiente, com tempo e dinheiro no bolso para lazer, será que estou sendo clara? Politicas como a bolsa família é importantíssimo para as famílias pobres no nosso país e para que de certo modo seja garantido essa distribuição de renda, é indispensável para quem necessita, e sinceramente acho pouco o valor. Enquanto alguns brasileiro foca suas energias em compartilhar mentiras no facebook, espalhar discórdia, brigar por causa de futebol, agredir pessoas porque não pensam iguais, muitos países da Europa avançam em debates realmente relevantes. Na Europa, pelo menos na Dinamarca meu amor, as pessoas são valorizadas de forma igual, a moça da limpeza tem o mesmo valor que o advogado, as pessoas escolhem suas profissões de acordo suas paixões e não pelo salário. Existe diferença social pois acho que no mundo globalizado é quase impossível não ter, mais é muito muito muito muito menor que no Brasil. A educação aqui é quase que inteiramente gratuita, mas não é preciso ter diploma de nível superior para ter um bom emprego é uma boa vida, aqui não tem escravos, cada um cuida da sua vida, usar bicicleta não sinônimo de não ter onde cair morto, tanto a (empresária) quanto o garçom podem ser encontrados nas ciclovias. É Quase perfeito , se não tivesse problemas com refugiados e imigrantes ilegais assunto o qual não tenho ainda total entendimento mais que em breve devo escrever algo, no total encerro apenas dizendo aqui que perdi uma grande parcela do meu patriotismo no momento que entendi o pensamento europeu. http://cursosgratuitoscertificado.com/